Segundo a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Adriana Barboza, a conferência é um momento importante, já que reúne representantes da sociedade civil, que lutam pela garantia dos direitos da pessoa idosa. “Neste espaço, nós temos vozes para educar a sociedade e reunir novas propostas em defesa dessas pessoas. A prefeitura de Ivaté juntamente com o prefeito Univaldo e demais secretarias tenta priorizar e dar uma atenção especial aos nossos idosos”, disse a presidente.
Representando o prefeito Univaldo Campaner, o secretário de Administração, Sérgio Sabino, destacou a preocupação do poder público em ouvir a opinião da sociedade civil, "Estamos com a nossa população vivendo mais e precisamos junto com a comunidade integrar esse grupo na sociedade, desenvolvendo ações para que eles possam ter uma vida melhor e que possam viver em harmonia”.
O evento contou ainda com a participação da palestrante Lourdes Escapim. Em seguida, os participantes tiveram discussões em sete eixos, onde reuniram propostas para serem aprovadas e levadas à Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, por meio de dois delegados que foram escolhidos no final do evento.