Políticas públicas para idosos são discutidas em Conferência

Publicado em: 28/03/2019 11:01 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Prefeitura

Idosos, conselheiros e representantes do poder público se reuniram nesta terça-feira (26), para discutir eixos da política pública na III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Ivaté. O evento teve o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas” e elegeu os delegados para a Conferência Estadual.

A Conferência promoveu debates sobre o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa e a importância da efetivação nas políticas públicas voltadas aos usuários. O evento teve início com uma abertura solene, e logo após uma apresentação cultural com o grupo de SCFV de Ivaté.

Segundo a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Adriana Barboza, a conferência é um momento importante, já que reúne representantes da sociedade civil, que lutam pela garantia dos direitos da pessoa idosa. “Neste espaço, nós temos vozes para educar a sociedade e reunir novas propostas em defesa dessas pessoas. A prefeitura de Ivaté juntamente com o prefeito Univaldo e demais secretarias tenta priorizar e dar uma atenção especial aos nossos idosos”, disse a presidente.

Representando o prefeito Univaldo Campaner, o secretário de Administração, Sérgio Sabino, destacou a preocupação do poder público em ouvir a opinião da sociedade civil, "Estamos com a nossa população vivendo mais e precisamos junto com a comunidade integrar esse grupo na sociedade, desenvolvendo ações para que eles possam ter uma vida melhor e que possam viver em harmonia”.

O evento contou ainda com a participação da palestrante Lourdes Escapim. Em seguida, os participantes tiveram discussões em sete eixos, onde reuniram propostas para serem aprovadas e levadas à Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, por meio de dois delegados que foram escolhidos no final do evento.